pcr - biologia molecular e genética - licenciatura e mestradosbmg.fc.ul.pt/disciplinas/eng...

PCR Real-time thermal cycler Standard thermal cycler

Upload: doandang

Post on 12-May-2018

Page 1: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR

Real-time thermal cycler Standard thermal cycler

Page 2: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Tópicos (1)

• Estratégias gerais de estudo de sequências de DNA específicas empopulações de DNA complexas

• Requisitos da reacção de polimerização em cadeia (PCR)

• Construção de primers

• Descrição da técnica de PCR

• Análise dos produtos de PCR

• Características das polimerases de DNA utilizadas em PCR

• Clonagem de produtos de PCR

• Estratégias de clonagem de produtos de PCR

Page 3: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Tópicos (2)

• Variantes da técnica de PCRRT-PCRRT-PCR modificadoRACE-PCRNested PCRPCR alelo-específicoLinker-primed PCRPCR inversoMeta-PCRPCR mutagénicoPCR multiplexPCR e RT-PCR em tempo real

• Aplicações da técnica de PCRTriagem de bibliotecas aleatórias (shotgun)

Diagnóstico clínico (detecção de mutações – RFLPs, deleções)

Diagnóstico forense (amplificação de diferentes regiões polimórficas)

Detecção de vírus e organismos patogénicos (primers específicos)

Clonagem de genes por PCR com primers degenerados

Determinação do sexo de fetos em risco de adquirir uma doença ligada ao cromossoma X

Page 4: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Estratégias gerais de estudo de sequências de DNA específicas em populações de DNA complexas

Page 5: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Descrição da técnica de PCR (1)

N – Novas cadeias de DNA

Page 6: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Descrição da técnica de PCR (2)

Page 7: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Descrição da técnica de PCR (3)

Page 8: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Análise dos produtos de PCR

Page 9: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Características das polimerases de DNA utilizadas em PCR

Page 10: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Clonagem de produtos de PCR

Page 11: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Estratégias de clonagem de produtos de PCR

Page 12: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Adição de locais de restrição aos produtos de PCR

Page 13: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Sistema de clonagem T-A

Os produtos de PCR frequentemente têm uma adenosina projectada nas extremidades 3’.O sistema de clonagem T-A envolve um polylinkercom timinas complementares projectadas para facilitar a clonagem.

Page 14: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Vector pT-Adv

Page 15: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Sistema de clonagem TOPO-TA

Page 16: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Vector pCR4-TOPO

Page 17: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Vector pCR4Blunt-TOPO

Page 18: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

RT-PCR

• Permite detectar baixos níveis de expressão génica.• Facilita a construção de bibliotecas de cDNA ou a clonagem de cDNAs específicos.

Page 19: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Triagem multiplex da expressão génica pelo método do mRNA differential display

Células em estádios fisiológicos ou de desenvolvimento diferentes

As diferenças nas bandas entre as fontes de RNA (A e B) comparadas indicam expressão diferencial.

Dias

Identificação de genes diferencialmente expressos em diferentes estádios de desenvolvimento do coração de ratinho.

RT-PCR modificado (primer oligo dT modificado)

Page 20: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

3’ RACE-PCR (1)

A técnica de RACE (amplificação rápida das extremidades do cDNA) facilita o isolamento de sequências das extremidades 5’ e 3’ dos cDNAs, permitindo obter cDNAs completos.

É uma variante da técnica de RT-PCR em que um dos primers tem uma sequência âncoraadequada (muitas vezes >15 nts.) na extremidade 5’.

A sequência extra 5’pode ser:• um local de restrição adequado para a clonagem do cDNA• uma componente funcional, por exemplo um promotor para a regulação da expressão• um nucleótidomodificado contendo um grupo repórter (nucleótidobiotinilado) ou um grupo marcado (fluoróforo).

Page 21: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

5’ RACE-PCR (2)

Quando não se conhece parte da sequência do gene são utilizados primers aleatórios.

Page 22: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Nested PCR

Este tipo de PCR aumenta a especificidade da amplificação.

Page 23: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR alelo-específico (1)

A PCR alelo-específico ou PCR baseada no sistema ARMS (sistema de mutação refractário à amplificação) depende do emparelhamento perfeito das bases dos nucleótidos da extremidade 3’ dos primers, permitindo a distinção entre alelos que diferem num único nucleótido, isto é, a detecção de mutações pontuais específicas associadas a doenças.

Page 24: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR alelo-específico (2)

CON – Primer conservado

São também adicionados primers de controlo que amplificam sequências não relacionadas para testar a reacção de amplificação.

Page 25: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Linker-primed PCR

Esta técnica permite a amplificação indiscriminada de sequências de DNA.

Page 26: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR inverso

Esta técnica permite a clonagem de sequências de DNA adjacentes a uma sequência conhecida a partir de um molde circularizado.

Baixas concentrações de DNA favorecem a formação de moléculas de DNA circular por ligação intramolecular.

Ligase de DNA

As extremidades 3’ dos primers têm direcções opostas.

Page 27: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Meta-PCR (PCR de ligação de DNAs)

A técnica de meta-PCR permite ultrapassar a disparidade entre a dimensão média dos exõeshumanos (145 pb) e a dimensão óptima do produto de sequenciação (500-800 pb) no estudo do DNA genómico.

2-5 exões com cerca de 20 pb de intrão flanqueante

Primers com linkers que emparelham nas extremidades 5’.

Os linkers permitem a formação de concâtemeros quando os primers se esgotam.

Page 28: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR mutagénico

A introdução de um local de restrição artificial de diagnósticopermite detectar mutações pontuais associadas a doenças.

N - Homozigótico normalH - HeterozigóticoM - Homozigótico mutante

Page 29: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR multiplex (1)

Técnica que envolve amplificações simultâneas na mesma reacção para detectar deleçõeshomozigóticas ou hemizigóticas porque a sequência deletada não amplifica por PCR.

Produtos de PCR multiplex de nove exões do gene da distrofinaOs primers foram seleccionados de modo a que os exões com as sequências intrónicasflanqueantes origininassem produtos de PCR com dimensões diferentes.

(A)

Indivíduos do sexo masculino

Page 30: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR multiplex (2)

Interpretação dos resultados obtidos em 1: as linhas sólidas representam exões deletados, as linhas a tracejado representam possíveis extensões das deleções nos exões não testados.

Mutações no gene da distrofina em indivíduos do sexo masculino

Page 31: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR em tempo real (1)

Page 32: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

PCR em tempo real (2)

Page 33: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR

Clonagem de genes por PCR com primers degeneradosA partir da sequência de 32 aminoácidos da oxidase de urato foram construídos primersdegenerados, utilizados em RT-PCR de mRNAs extraídos de fígado de porco.

Page 34: PCR - Biologia Molecular e Genética - Licenciatura e Mestradosbmg.fc.ul.pt/Disciplinas/Eng Genetica/aulas/PCR.pdf ·  · 2008-03-18• Variantes da técnica de PCR RT-PCR RT-PCR